sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Josué 10:1

Os gibeonitas eram uma nação que Deus disse a Josué para destruir. Apesar de serem pagãos, devemos reconhecer que eram sábios o bastante para saber que estavam do lado errado. Então, eles se disfarçaram e convenceram Josué a fazer uma aliança com eles, dizendo: “... Somos seus servos...” (Js 9:8). Quando seus velhos aliados ouviram que eles haviam unido forças com Israel, declararam guerra contra eles. Por causa da aliança que os gibeonitas haviam feito com Israel , Josué lutou ao lado deles e os libertou. Esta história nos ensina três princípios importantes.
Primeiro: chega um momento em que, para seguir a Deus, será necessário romper o relacionamento com o seu passado. Somos prejudicados porque só querermos seguir em frente quando isso não nos traz qualquer conseqüência ou desapontamentos para alguém. Você precisa ir além! “…Se alguém está em Cristo, é nova criação; as coisas antigas já passaram, eis que tudo se fez novo” (2 Co 5:17).
Segundo: os gibeonitas estavam dispostos a se humilhar e a pedir ajuda. Não importa o quanto você é capaz, haverá momentos em que precisará procurar alguém e dizer: “Ei, estou passando por um momento difícil, preciso de ajuda, vamos marcar de nos encontrar”. Há poder na “santa comunhão”.
Terceiro: quando você se lembrar de situações do seu passado, ficará grato pelo seu presente. Os gibeonitas trabalharam como rachadores de lenha e carregadores de água; eles ficaram felizes apenas em poder servir. Esqueça a idéia de ser uma celebridade espiritual. Apenas sirva! Servir é vertical: “Servi ao Senhor com alegria…” (Sl 100:2). Também é horizontal: “… Sede servos uns dos outros mediante o amor” (Gl 5:13). No que diz respeito à sabedoria para viver, aprenda com os gibeonitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário